Dia da Árvore


Dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore. A origem da data tem a ver com a chegada da primavera no dia 23 de setembro. A estação das flores. É quando a natureza fica mais colorida e florida. Além disso, os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.
A árvore é uma planta e se caracteriza por ter um caule lenhoso possuindo raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Há as que fornecem frutos que servem para a nossa alimentação. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore.
O Ipê amarelo, por exemplo, é uma árvore de grande porte. O açaí também é uma árvore de grande porte. A árvore nos dá frutos, sombra, cura enfermidades, fornecendo produtos medicinais ou industriais. Além disso, elas são responsáveis pelo ar puro que respiramos, ajudando a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico durante a queima de combustível. E também protegem a terra, os rios e as nascentes.
Uma árvore, se não for maltratada pelo homem, pode chegar a viver 4 mil anos. É bom termos consciência de que, quando alguém destrói uma árvore, está destruindo um ser vivo do nosso planeta que deixa de produzir menos oxigênio, importante para a nossa sobrevivência.
No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos. O Jeguitibá está localizado em Santa Rita do Passa Quatro, que fica no estado de São Paulo.
Preserve a natureza. Ajude a plantar uma árvore. Cuide bem da árvore que está próxima a sua casa. Você estará ajudando a salvar o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário